Notícias
TJSC reconhece paternidade socioafetiva e mantém vínculo com pai biológico
A Justiça de Santa Catarina reconheceu a paternidade socioafetiva de um homem que exerce a função de pai de uma jovem desde a primeira infância. A decisão da Vara Única da comarca de Papanduva determinou a inclusão do pai socioafetivo no registro civil, com a preservação do vínculo com o pai biológico, caracterizando a multiparentalidade.
Segundo informações divulgadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC, o homem relatou que conheceu a jovem quando ela tinha cerca de dois anos e que, desde então, assumiu as funções paternas. Segundo o processo, o pai biológico mantinha contato esporádico com a filha e não prestava assistência afetiva, moral ou material.
O pai biológico participou do processo e concordou com o pedido. A Justiça considerou comprovada a convivência familiar por cerca de 18 anos, além do reconhecimento social da relação de pai e filha.
Com o reconhecimento da paternidade socioafetiva, o vínculo com o pai biológico foi mantido no registro civil. O sobrenome do pai socioafetivo também será acrescentado ao nome da jovem.
O processo tramita em segredo de Justiça.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br